Como podemos ajudá-lo?

Bem-vindo ao sistema de suporte do Law Office

Novo Fluxo de Caixa

No novo Fluxo de Caixa, você poderá ver todos os pagamentos previstos e efetuados do Contas a Pagar, bem como os Conta a Receber do escritório, incluindo os itens pendentes de faturamento, os faturados e também os já recebidos.

Entendendo a tela de Fluxo de Caixa

Ao acessar o Fluxo de Caixa você encontrará diversas informações, listadas em diferentes colunas. São elas:

Data: indica a data de efetivação do lançamento (pagamento ou recebimento), a data de previsão ou o último dia do período selecionado para os lançamentos sem data fixa de vencimento (ver abaixo em configurações).

Situação: essa coluna indica o status do lançamento, onde ele se encontra no fluxo financeiro do Law Office. O sistema pode indicar uma das seguintes opções:

  • Itens a Faturar – para todos os itens não faturados com valor diferente de R$ 0,00;
  • Fluxo de faturamento – para todos os itens em processo de revisão ou com revisão finalizada;
  • Faturado – valor faturado;
  • Recebido – valor faturado e efetivamente recebido (conforme indicado no Contas a Receber);
  • Ajuste de Saldo – para mudanças de saldo inicial ou atual na conta financeira;
  • Banco de Horas – horas pendentes de faturamento, enviadas para o banco de horas;
  • Pago” para todos os itens do Contas a Pagar e Caixinha: valores pagos, bem como pagamento de reembolsos e adiantamentos;
  • Previsão de pagamentos – para lançamentos do Contas a Pagar pendentes de pagamento;
  • Transferência – transferência entre contas financeiras.

Fornecedor/Cliente: indica o fornecedor cadastrado no Contas a Pagar ou o Pagador (pode ou não ser um Cliente) relacionado ao recebimento.

Conta Financeira: mostra de qual conta o valor está saindo ou entrando.

Valor: indica o valor do lançamento ou do grupo de lançamentos (se selecionada a visão agrupada, vide configurações), sempre em Reais. Os valores negativos estarão entre parênteses e em vermelho.

Saldo Previsto: indica o saldo financeiro global de forma cronológica até o lançamento selecionado (formato de “livro caixa”), caso selecionada a classificação dos lançamentos por data.

Essa é a tela que você verá:

[*] Tela do novo Fluxo de Caixa, com as colunas indicadas.

Configurações

O fluxo de caixa irá mostrar as previsões por data de vencimento e os pagamentos/recebimentos efetuados pela data indicada no momento do registro.

Você pode fazer duas configurações no sistema.

A primeira configuração é indicar se você quer ou não visualizar recebimentos sem data fixa de vencimento (definida nas informações de faturamento do contrato). Esse seria o caso, por exemplo, de um contrato cuja regra de vencimento dos honorários e despesas é “5 dias após o faturamento”, qualquer que seja essa data. Na tela de edição do contrato você veria:

 

[*] Tela Editar Pagadores de Honorários visualizável durante a edição ou criação de um Contrato

Caso opte por ver estes lançamentos, eles serão demonstrados sempre no final do período selecionado com o símbolo “*” antes da descrição de situação.

Veja que se for selecionada essa opção na configuração, o Law Office também apresentará no Fluxo de Caixa os lançamentos que por algum motivo não possuem pagador cadastrado no contrato. O item aparecerá da seguinte forma: “* situação Sem Pagador”.

 

[*] Tela do Fluxo de Caixa com um lançamento (precedido do símbolo *) sem data específica de vencimento indicado no Contrato

A segunda configuração possível é optar por ver lançamentos dos itens a faturar agrupados ou não.

Caso você tenha um contrato com 200 tempos lançados no fluxo de caixa, na opção não agrupada irão aparecer 200 linhas, uma para cada lançamento. Você pode selecionar a visualização destes itens agrupados, facilitando sua visualização.

Nos exemplos abaixo, você pode visualizar na primeira tela uma lista com vários lançamentos no valor total de R$ 25.987,66, ou agrupados em um único lançamento na segunda tela.

[*] Tela do Fluxo de Caixa com lançamentos não agrupados.

[*] Tela do Fluxo de Caixa com lançamentos agrupados.

Ambas configurações podem feitas em: Financeiro > Parametrizações > Tesouraria > Fluxo de Caixa. A tela que você verá é:

 

 [*] Tela de Parametrização do Módulo Financeiro, Tesouraria, Fluxo de caixa

 

Filtros:

Com a atualização para a versão 77 do Law Office Pro, foi acrescentada a opção de filtros, onde é possível selecionar, quais informações irão aparecer na tela, veja abaixo.

[*] tela de fluxo de caixa com o filtro expandido

Observações e detalhes que precisam de atenção

  1. Valor Zero - sempre que no faturamento um valor foi igual a zero, ele não irá aparecer na tela de fluxo de caixa.
  2. Parcelamento - no caso de notas parceladas, o fluxo irá mostrar cada parcela com seu respectivo vencimento e não o valor total da nota.
  3. Caixinha - as movimentações de caixinha só aparecem quando movimentarem a conta financeira, ou seja, sempre que sair um valor da conta para adiantamento ou reembolso e sempre que voltar um valor para a conta devido a um ajuste.
  4. Conta financeira padrão (Recebimentos) - Os provisionamentos de recebimentos aparecem em uma única conta financeira definida em Administração > Configurações do Escritório > Parametrizações > Editar > Informações Adicionais > Conta Financeira Padrão. Após o recebimento o valor aparecerá na conta financeira indicada no registro. A Lawsoft já está trabalhando para que em futuras versões seja possível indicar mais de uma conta financeira para os recebimentos.
  5. Coluna de Saldo - a coluna de saldo sempre respeita uma ordem cronológica. Assim, se organizarmos a visualização por qualquer outra coluna que não a de data, o saldo não ficará na ordem e será demonstrado linha a linha, respeitando a mesma ordem classificada.
  6. Horas com tabela progressiva/regressiva - sempre que uma regra de cobrança por hora tiver tabela progressiva/regressiva, o cálculo na tela de itens a faturar será feito de acordo com a data selecionada no filtro. Para a tela de fluxo de caixa sempre serão consideradas todas as horas lançadas, e como o Law Office é uma sistema on-line, dependendo do filtro utilizado na tela de Itens a Faturar, o valor poderá ser diferente do demonstrado tela de Fluxo de Caixa.
Powered by Zendesk