Definições importantes
Usabilidade
De modo simples, a regra de cobrança de valor fixo recorrente consiste em automatizar cobranças de valor fixo. É possível configurar cobranças com frequência diária, semanal, mensal e anual. Também é possível definir a quantidade de ocorrências, uma data de término ou deixá-la sem data pré-definida para acabar.
Configurações
Contrato ou Caso
A regra de cobrança pode ser cadastrada no contrato ou diretamente no caso.
Para cadastrar no caso, selecionamos o mesmo na Árvore de Casos, Novo, Regra de Cobrança.
Para cadastrar a regra no contrato basta selecioná-lo na lista de contratos, clicar em Novo, Regra de Cobrança e depois Honorários.
Em ambos os casos selecionaremos a opção Valor Fixo Recorrente.
Data e Valor
Seguindo no cadastro da regra, definiremos a data e o valor a ser cobrado, sendo que a data fará referência ao dia que será registrada a cobrança e o valor representa o valor da parcela.
A tela abaixo mostra onde estas informações serão registradas:
Aqui também podemos inserir um texto para ser exibido na nota, abaixo uma demonstração da nota seguindo nosso exemplo:
Recorrência dos Lançamentos
Como dito anteriormente, podemos configurar recorrências diárias, semanais, mensais e anuais. Abaixo exemplos para cada padrão de recorrência.
Diário
A recorrência diária traz a opção de definir a cada quantos dias a cobrança será feita. No exemplo acima foi definida uma cobrança a cada 3 dias.
Semanal
Na cobrança semanal podemos definir os exatos dias da semana em que a cobrança será lançada. No exemplo acima foram selecionados Terça e Quinta.
Mensal
Na cobrança mensal podemos definir no máximo uma cobrança por mês, é necessário definir o dia e se a cobrança será todo mês ou com intervalo de meses maior. No exemplo acima foi definido que o lançamento da cobrança ficará para todo dia 6 de cada mês.
Anual
Na recorrência anual definimos o mês e a dia para a cobrança. No exemplo acima foi definida a cobrança para todo dia 19 de Dezembro.
Você precisa saber
Vigência da Regra
A vigência da regra é definida em dois parâmetros, sendo eles:
Data Inicial: É preciso se atentar ao início da regra em relação a recorrência, pois, considerando um exemplo em que a regra começa em 11/06 e a recorrência esteja marcada para o dia 10 de cada mês, a primeira cobrança será feita no dia 10/07, ou seja, no mês seguinte.
A data de início da regra é definida no seguinte campo:
Término da Regra
O término da regra pode ser definido de duas maneiras:
Nº de ocorrências: Estabelece o fim das cobranças ao definir uma quantidade exata de ocorrências.
Data de Término: Define uma data exata para o fim das cobranças.
Também é possível deixar a regra sem especificar seu término, como no exemplo acima.
Inativar a Regra
A função de inativar a regra de cobrança é utilizada para encerrar cobranças quando existe o interesse de manter o histórico de regras utilizadas. As regras inativadas continuam sendo mostradas no campo de regras, porém marcadas em vermelho, simbolizando que estão inativas. Para inativar uma regra basta clicar sobre o botão verde ao lado de seu nome, na lista de regras de cobrança.
No contrato:
No caso:
Obs: Uma vez inativada, uma regra de cobrança não poderá ser mais reativada. Sendo necessário cadastrar uma nova regra se for preciso.
Excluir regra
Em casos onde se deseja excluir totalmente a regra, o sistema trás um botão ao lado do botão de inativação da regra, onde é possível executar tal ação.
Editar regra
Do mesmo modo, para editar uma regra basta utilizar o botão ao lado do botão de exclusão da regra.
Como utilizar
Faturamento
Após gravar, a regra já estará vigente e todas as recorrências podem ser vistas na tela Itens a Faturar tendo sua visualização limitada apenas pelo filtro de data na tela.
Para o exemplo abaixo foi cadastrada uma regra com recorrência mensal, início em 11/06/22 e fim após 5 lançamentos.
Observa-se que mesmo com o filtro de data aplicado até o mês de Dezembro, apenas as 5 recorrências configuradas são exibidas.
Precisa de ajuda?
Para tirar dúvidas ou nos enviar sugestões e reclamações, por favor, entre em contato com nossa equipe de relacionamento e suporte ao cliente através dos dados abaixo:
+55 11 3709-2130
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.