Definições importantes
Usabilidade
A regra de cobrança por número de casos tem como objetivo realizar a cobrança mensal de acordo com a quantidade de casos ativos de determinado contrato. Por conta disso, só é possível cadastrá-la em Contratos, diferente dos demais tipos de regra de cobrança.
Configurações
Parametrização
Como dito anteriormente, a regra de cobrança por número de casos deve ser cadastrada em Contratos. Portanto, o caminho para o cadastro começa na lista de contratos, após selecionar o contrato, clique em Novo, Regra de Cobrança e depois Honorários.
Na janela que irá se abrir, selecione Por Número de Casos:
Vigência e Valores
Aqui definiremos o período de vigência da regra estabelecendo sua data inicial e final, ou então deixando-a sem data de término.
Após definida a vigência, é a vez de estabelecer os valores a serem cobrados. Essa configuração é feita em Faixas, sendo possível aplicar somente uma ou várias caso tenha diferença de cobrança ao atingir determinado número de casos.
Utilize o botão para inserir uma nova faixa e o botão para excluir a faixa.
A coluna Qtde Inicial determina a quantidade de casos necessária para ativar a faixa, já a coluna Qtde Final determina o limite da faixa. Cada faixa pode ter um valor total da faixa ou um valor único por caso.
No exemplo abaixo, a regra tem as seguintes características:
- Para até 6 casos cadastrados, será cobrado o valor único de R$5.000,00;
- Atingindo 7 casos, serão cobrados mais R$700 para cada caso.
Abaixo temos alguns exemplos de cobranças com determinado número de casos seguindo a configuração acima:
1 caso: R$5.000 (faixa 1);
5 casos: R$5.000 (faixa 1);
7 casos: R$5.700 (faixa 1 + 1 caso faixa2);
9 casos: R$6.400 (faixa 1 + 2 casos faixa 2);
Portanto, ao atingir o número de casos da faixa 2, serão cobradas as duas faixas.
Poderíamos aplicar as faixas individualmente utilizando o botão no canto inferior esquerdo da tela, dessa forma o sistema aplicaria somente a última faixa ''ativada'', ou seja, considerando nosso exemplo, ao atingir 8 casos o sistema aplicaria uma cobrança de R$5.600 (casos x valor por caso= 8x R$700).
Tipos de Casos
Seguindo após parametrizar os valores, temos a definição dos tipos de casos que serão cobrados; é possível escolher entre Casos, Sub-casos, Recursos e Incidentes ou cobrar todos.
Após essa definição, basta avançar e gravar.
Você precisa saber
A cobrança incide sobre todos os casos ativos do contrato, portanto, casos cadastrados anteriormente à regra de cobrança também serão cobrados, independente de sua data de criação.
Caso queira aplicar a cobrança somente para novos casos, sugerimos que aloque os mesmos em um novo contrato com a regra de cobrança, assim ficarão separados dos casos antigos. Nosso manual de Cadastro de Contratos ajudará na criação se necessário for.
Inativar a Regra
A função de inativar a regra de cobrança é utilizada para encerrar cobranças quando existe o interesse de manter o histórico de regras utilizadas. As regras inativadas continuam sendo mostradas no campo de regras, porém marcadas em vermelho, simbolizando que estão inativas. Para inativar uma regra basta clicar sobre o botão verde ao lado de seu nome, na lista de regras de cobrança.
No contrato:
No caso:
Obs: Uma vez inativada, uma regra de cobrança não poderá ser mais reativada. Sendo necessário cadastrar uma nova regra se for preciso.
Excluir regra
Em casos onde se deseja excluir totalmente a regra, o sistema trás um botão ao lado do botão de inativação da regra, onde é possível executar tal ação.
Editar regra
Do mesmo modo, para editar uma regra basta utilizar o botão ao lado do botão de exclusão da regra.
Como utilizar
Feito o cadastro da regra de cobrança, os valores sobre os casos ativos poderão ser vistos na tela Itens a Faturar, desde que tenham casos cadastrados no contrato. A cobrança aparecerá na seguinte aba:
Após encontrá-la, basta iniciar o processo de faturamento normalmente.
Obs: Atende-se ao filtro de data na tela de Itens a Faturar, a cobrança por número de casos é feita mensalmente, desse modo, aplicar um filtro muito grande trará cobranças de meses futuros.
Precisa de ajuda?
Para tirar dúvidas ou nos enviar sugestões e reclamações, por favor, entre em contato com nossa equipe de relacionamento e suporte ao cliente através dos dados abaixo:
+55 11 3709-2130
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.