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Regra de Cobrança - Por Número de Casos

definicoes.png Definições importantes

Usabilidade

A regra de cobrança por número de casos tem como objetivo realizar a cobrança mensal de acordo com a quantidade de casos ativos de determinado contrato. Por conta disso, só é possível cadastrá-la em Contratos, diferente dos demais tipos de regra de cobrança.

 

configuracoes.png Configurações

Parametrização

Como dito anteriormente, a regra de cobrança por número de casos deve ser cadastrada em Contratos. Portanto, o caminho para o cadastro começa na lista de contratos, após selecionar o contrato, clique em Novo, Regra de Cobrança e depois Honorários.

Nova_Regra_no_Contrato.gif

Na janela que irá se abrir, selecione Por Número de Casos:

mceclip0.png

Vigência e Valores

Aqui definiremos o período de vigência da regra estabelecendo sua data inicial e final, ou então deixando-a sem data de término. 

Após definida a vigência, é a vez de estabelecer os valores a serem cobrados. Essa configuração é feita em Faixas, sendo possível aplicar somente uma ou várias caso tenha diferença de cobrança ao atingir determinado número de casos.

Utilize o botão mceclip5.png para inserir uma nova faixa e o botão mceclip6.png para excluir a faixa.

A coluna Qtde Inicial determina a quantidade de casos necessária para ativar a faixa, já a coluna Qtde Final determina o limite da faixa. Cada faixa pode ter um valor total da faixa ou um valor único por caso.

No exemplo abaixo, a regra tem as seguintes características:

  • Para até 6 casos cadastrados, será cobrado o valor único de R$5.000,00;
  • Atingindo 7 casos, serão cobrados mais R$700 para cada caso.

mceclip1.png

Abaixo temos alguns exemplos de cobranças com determinado número de casos seguindo a configuração acima:

1 caso: R$5.000 (faixa 1);

5 casos: R$5.000 (faixa 1);

7 casos: R$5.700 (faixa 1 + 1 caso faixa2);

9 casos: R$6.400 (faixa 1 + 2 casos faixa 2);

Portanto, ao atingir o número de casos da faixa 2, serão cobradas as duas faixas.

Poderíamos aplicar as faixas individualmente utilizando o botão no canto inferior esquerdo da tela, dessa forma o sistema aplicaria somente a última faixa ''ativada'', ou seja, considerando nosso exemplo, ao atingir 8 casos o sistema aplicaria uma cobrança de R$5.600 (casos x valor por caso= 8x R$700).

Tipos de Casos

Seguindo após parametrizar os valores, temos a definição dos tipos de casos que serão cobrados; é possível escolher entre Casos, Sub-casos, Recursos e Incidentes ou cobrar todos.

mceclip0.png

Após essa definição, basta avançar e gravar. 

saber.png Você precisa saber

A cobrança incide sobre todos os casos ativos do contrato, portanto, casos cadastrados anteriormente à regra de cobrança também serão cobrados, independente de sua data de criação.

Caso queira aplicar a cobrança somente para novos casos, sugerimos que aloque os mesmos em um novo contrato com a regra de cobrança, assim ficarão separados dos casos antigos. Nosso manual de Cadastro de Contratos ajudará na criação se necessário for.

 

comoutilizar.png Como utilizar

Feito o cadastro da regra de cobrança, os valores sobre os casos ativos poderão ser vistos na tela Itens a Faturar, desde que tenham casos cadastrados no contrato. A cobrança aparecerá na seguinte aba:

mceclip1.png

Após encontrá-la, basta iniciar o processo de faturamento normalmente.

Obs: Atende-se ao filtro de data na tela de Itens a Faturar, a cobrança por número de casos é feita mensalmente, desse modo, aplicar um filtro muito grande trará cobranças de meses futuros.

mceclip2.png

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