Como podemos ajudá-lo?

Bem-vindo ao sistema de suporte do Law Office

Regra de Cobrança - Por Hora Trabalhada

definicoes.png Definições importantes

Tabela de Preço 

Na parametrização da regra de cobrança por hora trabalhada utilizamos as tabelas de preço, que definem o valor da hora trabalhada por categoria do profissional. Sua configuração é explicada em nosso manual de Tabelas de Preço.

 

configuracoes.png Configurações

Parametrização

Contrato ou Caso

A regra de cobrança pode ser cadastrada no contrato ou diretamente no caso.

Para cadastrar no caso, selecionamos o mesmo na Árvore de Casos, Novo, Regra de Cobrança.

Nova_Regra_no_Caso.gif

Para cadastrar a regra no contrato basta selecioná-lo na lista de contratos, clicar em Novo, Regra de Cobrança e depois Honorários.

Nova_Regra_no_Contrato.gif

Em ambos os casos, selecionaremos a opção, Por hora trabalhada.

mceclip0.png

Vigência da Regra

Ao iniciar a parametrização da regra de cobrança por hora trabalhada, na primeira tela definimos a data de início da regra, ou seja, a partir de qual data a cobrança estará ativa e também sua data final ou podemos deixá-la sem data de término.

mceclip0.png

Aqui também podemos aplicar uma cobrança em níveis utilizando a opção Utilizar tabela progressiva ou regressiva, seu uso será explicado na sequência deste artigo.

Observação: Caso tenham lançamentos de horas para este cliente em datas anteriores ao inicio da regra, os mesmos não serão cobrados, seria necessário editar a regra ajustando a data inicial de sua vigência.

Classificação de Timesheet

Após definir o período de vigência da regra, definimos na próxima tela as classificações de timesheet que serão cobradas. Podemos definir apenas algumas classificações ou então utilizar todas.

mceclip1.png

Observação: As classificações são definidas no momento do lançamento das horas na tela abaixo. Se na regra foram consideradas todas as classificações, não importa qual delas for selecionada aqui, as horas serão cobradas. 

Classifica__es_de_TimeSheet.gif

Caso tenham sido definidas apenas algumas classificações, é preciso se atentar no momento do lançamento e escolher a classificação correta.

Também é possível cadastrar novas classificações acessando:

Administração>Classificação de Time-Sheet 

mceclip3.png

Tabela de Preço

Seguindo no cadastro da regra, definiremos qual tabela de preço será considerada. Como dito anteriormente, a tabela de preço definirá o valor da cobrança por hora de acordo com a categoria do profissional, sendo que a coluna Valor Hora nos mostra os valores que serão aplicados.

mceclip5.png

Tabela Progressiva ou Regressiva

Caso tenha sido escolhida a opção de tabela progressiva ou regressiva, na primeira tela de parametrização da regra, no lugar da tela de tabela de preço, a seguinte tela será mostrada:

 

mceclip4.png

Aqui temos várias combinações possíveis, no exemplo acima consideramos que até 10 horas lançadas iremos considerar uma tabela de preço para cobrança das horas, a partir de 11 horas lançadas cobraremos o valor fixo de R$5.000 independente da quantidade de horas. No caso de serem lançadas mais de 10 horas, o sistema irá somar R$5.000 ao valor já cobrado das primeiras 10 horas lançadas.

Poderíamos aplicar as faixas individualmente utilizando o botão no canto inferior esquerdo da tela, dessa forma o sistema aplicaria somente a faixa ''ativada'' ,ou seja, considerando nosso exemplo, ao atingir 11 horas lançadas seriam cobrados somente R$5.000.

Abaixo, para melhor entendimento, deixamos uma definição para cada campo da tela:

Int. Inicial (hrs): Quantidade inicial de horas pra ativar a faixa.

Int. Final (hrs): Limite de horas da faixa, ultrapassá-lo leva a cobrança para a próxima faixa, o sinal ''*'' representa que a faixa não tem limite.

Percentual: Concede um acréscimo (ou desconto usando o sinal ''-'') sobre os valores da tabela de preço. Exemplo:

mceclip5.png

Tabela de Preço: Tabela de preço utilizada na faixa.

Vl. Fixo: Valor Fixo utilizado na faixa.

Moeda: Moeda utilizada na faixa. O valor será automaticamente convertida na tela Itens à Faturar de acordo com a taxa de câmbio. Mais informações sobre a conversão estão presentes em nosso manual de Taxa de Câmbio.

Banco de Horas:

Considera que todos os lançamentos naquela faixa devem ser enviados para o banco de horas do cliente ao serem faturados, os lançamentos aparecem zerados com cor azul na tela Itens à Faturar

 

mceclip1.png

mceclip9.png Adiciona uma nova linha (faixa).

mceclip10.png Exclui a linha (faixa).

Limites por Faturamento

Seguindo no cadastro da regra, temos a tela de limites de cobrança por faturamento:

mceclip0.png

Aqui podemos configurar um limite mínimo e máximo para o faturamento. Na parte de baixo da tela temos as opções para o que fazer com as diferenças, onde escolhemos dentre as opções, o que fazer com os valores que excedem o limite (esquerda) ou no caso de um faturamento que não atingiu o mínimo configurado (direita).

 

Limite da Regra de Cobrança e Limite para o Banco de Horas

Seguindo, temos a última tela de configuração da regra, nela podemos aplicar um limite para o Banco de Horas e também um limite de faturamento para a regra.

mceclip1.png

O limite de cobrança da regra é aplicado considerando o histórico de faturas, ou seja, soma os valores das faturas e aplica a configuração escolhida quando o limite é atingido, diferente da tela anterior onde definimos um limite para cada fatura.

Ao gravar, a regra de cobrança estará ativa e os lançamentos de horas que respeitarem suas configurações terão valor atribuído.

saber.png Você precisa saber

Banco de Horas

Lançamentos no Banco de Horas não são afetados pelas configurações de limite de faturamento, o sistema entende que as horas já foram faturadas e portanto, no próximo faturamento não precisam sofrer novamente a ação do limite.

Lançamentos de Horas

A regra de cobrança pode ser cadastrada após o lançamento de horas, horas lançadas sem que haja uma regra de cobrança aparecerão na tela Itens à Faturar, porém, na aba denominada Horas sem Cobrança:

mceclip2.png

Após o cadastro da regra de cobrança por hora, os lançamentos que se enquadrarem em suas configurações serão atualizados na tela Itens a Faturar.

 

comoutilizar.png Como utilizar

Lançamento de Horas

Definida a cobrança das horas, basta efetuar os lançamentos e conferir a aplicação dos valores na tela Itens a Faturar ou verificar sua atualização conforme dito anteriormente.

Indicamos nosso manual de Lançamento de Timesheet caso tenha dúvidas sobre como lançar as horas trabalhadas. 

 

ajuda.png Precisa de ajuda?

Para tirar dúvidas ou nos enviar sugestões e reclamações, por favor, entre em contato com nossa equipe de relacionamento e suporte ao cliente através dos dados abaixo:

  email.png suporte@lawsoft.com.br

  telefone.png+55 11 3709-2130

 

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 0
Powered by Zendesk