Índice
Definições importantes
• O que é o reembolso?
Como utilizar
• Lançamento de despesas de reembolso
• Solicitando um reembolso
• Liberação de reembolso
Definições importantes
O que é o reembolso?
O reembolso é usado quando um colaborador gasta algum valor do próprio bolso e precisa ser restituído pelo escritório posteriormente. É muito comum em despesas como táxi, metrô, cópias, estacionamento.
Como utilizar
Lançamento de despesas de reembolso
Antes de mais nada, você deve lançar no sistema as despesas que teve. Para isso, acesse Home > Gestão de Despesas > Novo lançamento de despesas.
Na tela que irá abrir, preencha o responsável, a data da despesa e, em forma de lançamento, selecione reembolso.
Preencha o campo subcategoria e valor da despesa. Os campos fornecedor e documentos não são obrigatórios, porém é interessante para um cadastro completo.
Curiosidade: Se você tiver permissão, poderá lançar despesas em nome de outros profissionais. Para liberar acesso para alguém solicitar em seu nome, acesse Home > Permissões de Lançamento.
Na próxima tela, clique em inserir para indicar cliente, contrato e caso vinculados a essa despesa.
Dica: Se você preencher os campos clientes, contratos e caso de baixo para cima, ou seja, iniciando pelo caso, o cliente e o contrato serão preenchidos automaticamente.
Curiosidades: Nessa tela também é possível ratear o valor da despesa para mais de um cliente, basta inserir os outros casos e ajustar o percentual. Se o valor da despesa for rateado, a descrição será a mesma para todos os clientes.
Preencha o campo descrição, mas fique atento à acentuação e abreviações pois será exibido na nota de despesa que será enviado para o cliente.
Na tela seguinte insira o anexo, se houver.
Importante: Para que o anexo seja exibido na nota de despesa, deve ser obrigatoriamente no formato .jpg ou .png.
Solicitando um reembolso
Após lançar todas as suas despesas você deve encaminhar ao financeiro para liberação. Para isso, clique na aba Despesas para Reembolso > Selecione as despesas > Solicitar Reembolso.
Nessa tela você pode selecionar mais de uma despesa e solicitar um único reembolso com o valor total.
Após, clique em Encaminhar para reembolso.
Liberação de reembolso
Após efetuar a solicitação, o financeiro deve liberar o reembolso. Para isso o usuário do financeiro deve acessar Financeiro > Contas de Caixinha > Aba de Solicitações > Selecione a solicitação > Liberar.
Na tela que irá abrir, o financeiro pode realocar a conta de débito e a forma de pagamento.
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