Índice
Definições importantes
• O que é a conciliação de vouchers
Configurações
• Cadastro de contratos de voucher
Como utilizar
• Conciliação de vouchers
• Pagamento da fatura de voucher
Definições importantes
Conciliação de vouchers
Usamos o voucher para lançar despesas que serão pagas futuramente em uma fatura de um fornecedor específico. Ex: motoboy, carteiro, correio, uber coorporativo e entre outros.
No artigo que você encontra em https://suporte.lawsoft.com.br/hc/pt-br/articles/360055151133, ensinamos como lançar suas despesas de voucher, que são lançadas em Home > Gestão de Despesas. Neste artigo, vamos falar como cadastrar seus contratos de voucher, como conciliar suas despesas e como efetuar o pagamento da fatura do voucher ao final.
Configurações
Cadastro de contratos de voucher
Primeiro, você precisa cadastrar os contratos de voucher do escritório.
Acesse o Módulo Financeiro > Contas a Pagar e Receber > Contratos de Voucher > Novo > Voucher.
Em seguida, insira o nome do voucher, fornecedor, vigência (pode deixar a data final em branco, se não tiver), observação, selecione ativo e clique em Próximo.
Nas telas a seguir, informe a categoria, filial e responsável. Clique em Próximo.
Somente os profissionais marcados nessa tela, poderão visualizar esse voucher na conciliação de vouchers.
Como utilizar
Conciliação de vouchers
Você deve conciliar seu voucher quando receber a fatura de seu fornecedor, como forme de conferir se todas as despesas enviadas por ele estão devidamente lançadas no sistema. Para conciliar, acesse o Módulo Financeiro > Contas a pagar > Conciliação de Voucher > Novo Fechamento
A seguir, aparecerá a tela de Novo Fechamento – Voucher.
Nessa tela, você colocará as informações da fatura que você recebeu de seu fornecedor, ou seja, o valor que deverá pagar para ele com a soma de todas as despesas do período. Preencha o voucher que vai conciliar, o período, data de pagamento, valor da fatura e observação. Em seguida, clique em Gravar.
Em seguida, procure este fechamento na tela de Conciliação de vouchers. Se precisar, utilize os filtros de data, status, voucher e responsável.
Ao encontrar o voucher, faça a conciliação clicando no botão Conciliar.
O sistema irá abrir a tela de conciliação. Selecione as despesas de voucher que estão incluídas na fatura e clique em Encerrar conciliação e encaminhar para pagamento.
Em seguida, informe a conta financeira, data e forma de pagamento e confirme.
Se o valor da sua fatura não for igual à soma das despesas lançadas no sistema, significa que alguma despesa não foi lançada ou está com o valor errado e o sistema não irá deixar você fechar o voucher. Neste caso, clique em Salvar posição atual e faça os lançamentos necessários para corrigir seu pagamento. Quando estiver tudo certo, finalize a conciliação com os passos indicados acima.
Pagamento da fatura de voucher
Fazendo o encerramento da conciliação, a despesa de voucher vai para tela Financeiro > Contas a Pagar > Previsão de Pagamentos.
Quando efetuar o pagamento, clique em Registrar pagamento.
Em seguida, aparecerá a tela à esquerda. Confirme se as informações estão corretas. Você também poderá adicionar juros ou desconto, conforme o exemplo abaixo. Insira uma observação se necessário.
Na aba ao lado Impostos/Anexo, você tem a opção de visualizar a lista de impostos retidos na fonte e inserir um anexo, como o comprovante de pagamento.
Clique em Confirmar para registrar o pagamento.
Para verificar se o registro de pagamento do voucher foi feito corretamente, vá em Financeiro > Contas Financeiras > Selecione o Banco > Selecione o Período > Filtrar.
Precisa de ajuda?
Para tirar dúvidas ou nos enviar sugestões e reclamações, por favor, entre em contato com nossa equipe de relacionamento e suporte ao cliente através dos dados abaixo:
+55 11 3709-2130
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.