Índice
Definições importantes
• O que é o adiantamento?
Como utilizar
• Como solicitar adiantamentos
• Liberação de adiantamentos
• Lançamento de despesas (prestação de contas)
• Fechamento (acerto de contas)
Definições importantes
O que é o adiantamento?
O adiantamento é usado quando um colaborador solicita uma quantia para gastos com despesas, como por exemplo, despesas de táxi, metrô, cópias, estacionamento.
Como utilizar
Como solicitar adiantamentos
Antes de mais nada, o usuário deve solicitar um adiantamento. Para isso, acesse Home > Gestão de Despesas > Nova Solicitação de Adiantamento.
Na tela que irá abrir, preencha o nome do favorecido, conta que será debitada o valor, data do débito e o valor do adiantamento; os campos cliente, contrato, caso e observação são opcionais, mas é sempre melhor preencher.
Dica: Se você preencher os campos clientes, contratos e caso de baixo para cima, ou seja, iniciando pelo caso, o cliente e o contrato serão preenchidos automaticamente.
Curiosidade: Se você tiver permissão, poderá solicitar adiantamento em nome de outros profissionais. Para liberar acesso para alguém solicitar em seu nome, acesse Home > Permissões de Lançamento.
Liberação de adiantamentos
Após efetuar a solicitação, o financeiro deve liberar para que você possa lançar despesas nesse adiantamento, para isso o usuário do financeiro deve acessar Financeiro > Contas de Caixinha > Aba de Solicitações > Selecione a solicitação > Liberar.
Na tela que irá abrir, o financeiro pode realocar a conta de débito e forma de pagamento.
Curiosidade: É possível juntar dois adiantamentos usando a opção Usar Liberação. Marcando essa opção, você poderá selecionar mais um adiantamento para junção com o atual.
Lançamento de despesas (prestação de contas)
Após utilizar o valor do adiantamento com suas despesas, você deve prestar contas. Para isso acesse Home > Gestão de Despesas > Novo lançamento de despesa.
Na tela que irá abrir, indique a data e, no campo forma de lançamento, selecione o adiantamento solicitado.
Preencha o campo subcategoria e valor da despesa. Os campos fornecedor e documento não são obrigados, porém é interessante o preenchimento para um cadastro completo.
Na próxima tela a parte do caso está preenchida automaticamente uma vez que já preenchemos no momento em que criamos o adiantamento, caso não venha, clique em inserir e informe o caso.
Dica: Se você preencher os campos clientes, contratos e caso de baixo para cima, ou seja, iniciando pelo caso, o cliente e o contrato serão preenchidos automaticamente.
Curiosidade: Nessa tela também é possível ratear o valor da despesa para mais de um cliente, basta inserir os outros casos e ajustar o percentual. Se o valor da despesa for rateado, a descrição será a mesma para todos os clientes.
Em seguida, preencha o campo descrição. Fique atento à acentuação e abreviações pois esse texto será exibido na nota de despesa que será enviada para o cliente.
Na tela seguinte insira o anexo, se houver.
Importante: Para que o anexo seja exibido na nota de despesa, deve ser obrigatoriamente no formato .jpg ou .png.
Fechamento (acerto de contas)
Por último, o financeiro precisa fechar essa solicitação. Para isso, deve acessar Financeiro > Contas de Caixinha > Aba de Liberações > Selecione a liberação > Gerar fechamento.
Na próxima tela, o financeiro pode realocar, se houver, o restante do saldo para alguma conta financeira.
Precisa de ajuda?
Para tirar dúvidas ou nos enviar sugestões e reclamações, por favor, entre em contato com nossa equipe de relacionamento e suporte ao cliente através dos dados abaixo:
+55 11 3709-2130
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.